Buscar
  • Mágico Rui Ventura

Curiosidades sobre os mágicos



Encantando espectadores há mais de 3 mil anos, os profissionais da arte da ilusão têm uma data especial dedicada a eles: 31 de janeiro. O dia mundial do mágico.

é uma homenagem a São João Bosco, santo italiano e padroeiro dos mágicos, que utilizava os seus truques e outras formas de entretenimento na infância para ajudar a sua família. Quer saber mais sobre a arte dos profissionais da ilusão? Então, vamos desvendar as curiosidades de dentro da cartola!


Origem


Sabia que o registo mais antigo sobre uma apresentação de magia foi escrito num papiro egípcio por volta de 2000 antes de Cristo? Nele consta a história de um mágico chamado Dedi, que se apresentava diante da corte do faraó Quéops.


Os Mágicos eram perseguidos


Na Idade Média, entre os séculos 5 e 15, os truques de magia eram vistos como bruxaria. Por isso, muitos ilusionistas eram perseguidos. Somente muitos anos depois, já no século 19, a magia foi reconhecida e ganhou o seu primeiro teatro.

Popularização do ilusionismo


Considerado o pai do ilusionismo moderno, Jean Eugène Robert-Houdin foi um dos primeiros ilusionistas a popularizar a magia como forma de entretenimento ao se apresentar em grandes teatros da época.


Truque mais perigoso


No mundo dos mágicos, o truque de pegar uma bala no ar é considerado um dos mais perigosos e letais de todos. Isso porque já morreram vários ilusionistas tentando realizar a ação e alguns mataram ou feriram os seus assistentes. Entre os profissionais vítimas do próprio truque estão Madame Delinsky, Arnold Buck, Adam Epstein, Chung Lin Soo, Ralf Bialla, Michael Hatal e Bosco Blumenfield.


Mágico mais rápido


O que se sabe até agora é que Eldon D. Wigton seria o mágico mais rápido do mundo. Ele teria conseguido a façanha de realizar 225 truques em apenas 2 minutos em 21 de abril de 1991.


Mágico mais famoso


Harry Houdini é o ilusionista mais famoso de todos os tempos. Seu nome verdadeiro era Ehrich Weisz. Mas ele inspirou-se no mágico francês Robert Houdin, de quem era fã. Aos 20 anos de idade, Houdini já se apresentava regularmente em pequenos espetáculos por Nova York. O mágico morreu aos 52 anos, por conta de uma inflamação abdominal, após ter o apêndice rompido em decorrência de um soco.


Sociedade secreta


Sabia que existe uma sociedade secreta (não tão secreta como isso…) com mais 15 mil membros, todos mágicos? Chama-se International Brotherhood of Magicians (Irmandade de Mágicos Internacionais) e tem ilusionistas distribuídos em 80 países.


Recordes mundiais


O ilusionista com mais recordes no mundo é David Blaine. Num dos truques, o mágico passou 63 horas, 42 minutos e 15 segundos preso dentro de um bloco de gelo. Também já ficou numa caixa transparente por 44 dias; pendurado de cabeça para baixo por 60 horas e com a respiração presa por 17 minutos.


Ilusionistas na calçada da fama


O primeiro mágico vivo a receber uma estrela na calçada da fama nos Estados Unidos foi David Copperfield. Já Harry Houdini só recebeu a dele anos após a sua morte. Os ilusionistas Penn e Teller também receberam uma estrela em 2013, e o prêmio foi entregue pelo próprio David Copperfield.


Segredos da magia revelados


No fim dos anos 90, Val Valentino, nome artístico do ilusionista Leonard Montano, conhecido no Brasil como Mister M ou Mágico Mascarado, ficou famoso por revelar numa série na TV os segredos de alguns truques. Depois de ter a identidade revelada, Mister M conquistou notoriedade e também vários processos judiciais.

Fonte: Peixe Urbano

35 visualizações

© 2023 por PRODUÇÃO DE EVENTOS. Orgulhosamente criado por Wix.com

  • w-facebook
  • w-tbird
  • w-googleplus
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now